quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

- Interclasse 2013 -

Ontem, 27 Fevereiro de 2013, foi realizado, na sala do Grêmio o sorteio dos confrontos do nosso segundo interclasse que será realizado entre dos dias 13 a 16 de Março.Estiveram presentes e acompanharam o sorteio os representes de cada time participante (masculino e feminino), o presidente, a vice presidente, o diretor de esportes e de cultura do Grêmio Estudantil, o coordenador pedagógico Antonio Lima e professor de EF Naftaly Monteiro .




Foram estabelecidas as regras do Interclasse e forma de disputa durante o sorteio.

Sorteio 



Divulgação da Tabela

Masculino
 Dia13-03

1º Jogo Chelsea x OZ Caixa
2º Jogo Real x Arsenal
3º Jogo Os boys de Orós x 10 esperados
4º Jogo Atlético da Mecânica x Galáticos
5º Jogo Agridoce x Agro 1

Feminino
Dia 15-03

 1º Jogo Mecânica 1 x Agronegócio 2
2º Jogo Agri 2º x Aqui 2º
3º Vencedor do 2º Jogo  x Agro 1º
.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Escolas profissionalizantes puxam crescimento do Ceará no ranking de participação do Enem


Escolas profissionalizantes puxam crescimento do Ceará no ranking de participação do Enem



O Ceará avançou dez posições na participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em dois anos. O Estado passou a ocupar o quarto lugar no ranking, sendo o terceiro maior resultado em 2011. O impulso teve a contribuição do aumento no número de alunos de escolas públicas estaduaisque fizeram o Enem, com destaque, para o ensino profissionalizante.
Nota média de estudantes oriundos de escolas profissionalizantes estaduais cresceu acima da nacional em 2011 (FOTO: KIKO SILVA)
De 2009 a 2011, houve um crescimento de 219,78% na participação dos cearenses na prova nacional (razão entre o número de estudantes de escolas públicas do Ceará em relação ao total). O ensino estadual teve a participação de 8,89% em 2011. Conforme pesquisa do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), 4.846 alunos oriundos do ensino profissionalizante realizaram o exame, significando 15,8% dos estudantes de escolas públicas. Em 2009, apenas 244 estudantes fizeram a prova do Enem.
Outro destaque, é a nota média dos alunos desse segmento, que cresceu acima da nacional em 2011. A maioria dos estudantes fez 480,8 pontos, enquanto a média geral brasileira, ficou em 477,3. Já a nota média dos estudantes do ensino estadual em geral cresceu 0,16% passando de 448,8 para 449,5.
Em 2011, o Ceará registrou 50 escolas profissionalizantes, com taxa de participação no exame acima de 50%, conforme o Instituto. Das dez melhores escolas públicas do ensino médio cearense, sete são de ensino profissionalizantes.
Segundo o diretor do Ipece, professor Flavio Ataliba, os dados sugerem que houve participação de estudantes com alto desempenho no Ceará. "Roraima, Alagoas, Acre e Ceará apresentaram ganho de desempenho apesar do substancial incremento na participação, sugerindo que houve uma participação maior de estudantes de alto desempenho, como é o caso específico das escolas profissionalizantes do Ceará", explicou. 
O professor exemplifica que estados como Mato Grosso, Amazonas, Santa Catarina e Sergipe, reduziram suas participações no total de estudantes que realizaram o Enem e obtiveram ganhos no desempenho médio. Mas em Goiás, Amapá, Paraíba, São Paulo e Pará, que incrementaram suas participações no exame, verificaram queda no desempenho médio entre 2009 e 2011. Caso não observado no Estado.
Lista das dez melhores escolas públicas estaduais
Colégio da Polícia Militar do Ceará (Fortaleza); 
Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (Fortaleza);
Colégio Estadual Justiniano de Serpa, (Fortaleza) 
EEEP Juarez Távora (Fortaleza); 
EEEP Professor Onélio Porto (Fortaleza);
EEEP Mário Alencar, (Fortaleza);
EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva (Horizonte); 
EEEP Adriano Nobre (Itapajé); 
EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia (Russas); 
EEEP Alfredo Nunes de Melo (Acopiara).
Trabalho do Ipece
Os dados foram publicados no Ipece/Informe (nº 54) “Análise da Participação das Escolas Estaduais Cearenses no Exame Nacional do Ensino Médio: 2009/2011”. O trabalho teve como base os dados obtidos diretamente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)/Ministério da Educação.
A média da nota geral de cada unidade da federação foi calculada a partir da nota das escolas cuja taxa de participação dos estudantes foi igual ou superiora 50%, como determinado pelo MEC.
O estudo explicou que a nota média do estado do Ceará, bem como das outras Unidades da Federação, pode ser modificada se caso seja feita pela inclusão de qualquer escola com ao menos um estudante participante do Enem.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARNAVAL DA INTEGRAÇÃO - EP 2013 - FOTOS

Foi realizado ontem, dia 08-02-2013, o carnaval da integração da nossa EP organizado pelo Grêmio Escolar com o apoio do grupo gestor. Participaram da festa alunos e a equipe pedagógica.O clima foi excelente durante a festa com integração de todos.Parabéns à todos! E bom carnaval....


FOTOS DO EVENTO





 MUITO AXÉ



 SÓ ALEGRIA


 INTERAÇÃO 


 BLOCO DA LIMPEZA

RECOMPENSA....




quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Estudantes que fizeram o Enem 2012 podem ver correção das redações.


A partir desta quarta-feira (6), os estudantes que fizeram o Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) terão acesso à correção das redações. O estudante deverá acessar o site do Enem com o CPF ou o número de inscrição e a senha. As correções terão apenas finalidade pedagógica, ou seja, não serão passíveis de recurso. Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foram corrigidas 4.113.558 redações, das quais 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero. Os candidatos já tiveram acesso às notas, divulgadas no dia 28 de dezembro do ano passado.
No início do ano, estudantes de todas as regiões do país recorreram à Justiça para conseguir acesso à correção antes do período de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Casos como o de Thanisa Ferraz de Borba chegaram a ameaçar o cronograma do Sisu que, por decisão da Justiça Federal em Bagé, no Rio Grande do Sul, só poderia encerrar o prazo de inscrição após o julgamento da ação.
No entanto, os tribunais regionais federais das diferentes regiões suspenderam as liminares que determinavam a vista antecipada dos espelhos de correção, entendendo que o edital do Enem prevê apenas a vista pedagógica e que leva em conta rigorosamente o previsto no termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado pelo Ministério da Educação com o Ministério Público Federal.
Muitos estudantes sentiram-se injustiçados. Thais Bastos obteve a nota 400 na redação do Enem. "No ano passado, tirei 700. Neste ano, estudei muito mais, não posso ter ficado com essa nota", disse. Além disso, ela comparou o que escreveu com redações disponíveis em revistas e manuais, "As redações que receberiam a nota que eu tirei continham erros de português e um vocaubulário infantil". Ela foi uma das que levaram o caso à Justiça e chegou a ganhar o direito da vista antecipada, até que o ministério recorreu e venceu.
Thais deseja cursar engenharia química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição cujo ingresso é feito, para a maior parte das vagas, apenas pelo Sisu, com base na nota do Enem. Como o exame é anual, no segundo semestre a estudante concorrerá com a mesma nota que, segundo ela, é insuficiente. Mesmo que não esteja previsto no edital do exame, ela pretende entrar novamente com recurso, caso discorde da correção.
Ela não está sozinha. No Facebook, mais de 3 mil ususários apoiam a página Ação Judicial - Enem. No espaço, trocam experiências e pedem modelos mais transparentes de seleção.
Em nota, o MEC diz que os "critérios de correção das redações do Enem foram aperfeiçoados e são mais rigorosos". Segundo a pasta, os textos produzidos pelos candidatos passaram por dois corretores de forma independente e foram avaliados segundo cinco itens de objetividade. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação é lida por um terceiro corretor. E se, ainda assim, a discrepância persistir, ou seja, a diferença entre as três notas for superior a 200 pontos, a dissertação passa para uma banca examinadora composta por três professores avaliadores, que dão então a nota final ao participante.
Os cinco itens de competência avaliados foram: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e apresentação de solução para a proposta dissertativa. Cada um dos corretores atribuiu nota até 200 pontos para cada uma dessas competências. Havendo discrepância maior que 80 pontos em cada uma das competências, o terceiro corretor avalia e atribui notas segundo o mesmo critério.

fonte:http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/02/06/estudantes-que-fizeram-o-enem-2012-podem-ver-correcao-das-redacoes.htm

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Oficina dos Sonhos um sucesso!

Pela segunda vez na nossa escola a Oficina dos sonhos, feita exclusivamente pelos alunos do 2º ano do ensino médio, para recepcionar,mostrar e orientar os alunos "novatos" foi um sucesso!
Todas as informações de como é o estilo da escola e como ela funciona, em todas as  áreas, foram passadas durante esses dois primeiros dias de aula.




Visitas aos laboratórios de informática,biologia e matemática como também ao ginásio esportivo, refeitório e outros ambientes foram mostrados e dadas as devidas informações aos alunos do 1º ano da nossa escola.




Dinâmicas sendo aplicadas.Sucesso total!








Mostrando o que é a TESE.



Alunos do 1º ano falando da experiência da Oficina






Professor Wepson -TESE. Agradecendo aos alunos da Oficina.



Parabéns... e sucesso total!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

EEEP divulga o resultado final da seleção dos professores de 2013.


QUADRO DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS
ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - 2013

EEEP DEPUTADO JOSÉ WALFRIDO MONTEIRO 
MUNICÍPIO: ICÓ 
CREDE: 17

Clique na imagem para melhor visualização.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes