sexta-feira, 15 de março de 2013

Nossa escola aprovou 3 projetos científicos dos 4 inscritos no Programa de Iniciação Científica Júnior - Funcap

A nossa escola aprovou três projetos no EDITAL 09/2012 PROGRAMA DE QUOTAS BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ÁREAS ESTRATÉGICAS.

Segundo a FUNCAP “O objetivo principal do Edital 09/2012 Programa de Quotas de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – Educação Profissional – Áreas Estratégicas, como disposto no Item 1 do mesmo, é promover a concessão de bolsas de ICT-jr aos alunos da Rede Estadual de Escolas de Educação Profissional do Estado do Ceará, que apresentem bom rendimento acadêmico”.

Foram inscritos 4 projetos, sendo 3 destes contemplados, a saber: Curso Técnico em Aquicultura, Projeto AQUAPONIA do Prof. Augusto Cesar dos Santos Queiroz. Curso Técnico em Agronegócio, Projeto VIABILIDADE ENERGÉTICA DE FOGÃO SOLAR TIPO CAIXA do Prof. Ednael Macedo Félix. Curso Técnico em Mecânica, Projeto ANÁLISE DA TEMPERATURA NAS OPERAÇÕES DE USINAGEM COM FERRAMENTAS DE CORTE DE METAL DURO do Prof. Francildo de Oliveira Silva.

Cada projeto receberá um financiamento na ordem de 20 mil reais. Onde parte será destinada a bolsas para 10 alunos, no valor de R$100,00, por dez meses.

Através desta iniciativa a escola, contando com a orientação dos professores coordenadores de cursos, promoverá a iniciação científica visando a melhoria na aprendizagem dos alunos, tornando a escola como local de produção do conhecimento.

EEEP DEPUTADO JOSÉ WALFRIDO MONTEIRO - ICÓ.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Aula prática da turma de Agro II


No dia 8 de fevereiro a turma técnica em agronegócio realizou aula pratica referente a disciplina de fruticultura com objetivo de preparação de solo para o plantio da variedade Musa spp.(bananeira) onde teve o seu fim um mês depois, dia 8 de Março, com a plantação da mesma. Mensurou-se o espaçamento das covas buscando respeitar a capacidade de captação de nutrientes das frutíferas, usando o espaçamento para variedades de Musas SPP de grande porte (3mx3m), preparou-se também a mistura de adubos orgânicos a terra da cova.
A escolha dessa frutífera se deu a partir da sua representação mundial, sendo a fruta mais consumida no mundo e estando presente na maioria dos países tropicais, sendo também uma importante fonte de alimento com baixo teor calórico com vitaminas A, B e C, contem 70% agua, a Musa SPP é a segunda principal fruta produzida pelo Brasil, podendo ser cultivada em diversos tipos de solo ela exige um nível de precipitação 1.900mm/ano, os limites de temperatura para o seu desenvolvimento é entre 15°C a 35°C, seu fruto pode se consumido tanto in-natura como pode se industrializado.
Essa é uma das muitas atividades planejadas pelo coordenado do curso técnico em agronegócio Ednael Macedo. Tendo em vista a realização de eventos relacionados à área durante todo o período escolar de 2013, estão planejadas atividades praticas e visitas técnicas, dentre essas se destacam as visitas técnicas as EMBRAPAS de Sobral-CE e Campina Grande-PB, ainda no mês de abril a turma estará indo ao município de Morada Nova objetivando conhecer o Perímetro Irrigado deste município e sua produção.  
  
Eudivan G. Crispim - Aluno de Agronegócio II













segunda-feira, 4 de março de 2013

Segunda Fase do Desafio Viagem do Conhecimento

 Estivemos na cidade de Morada Nova nesse último sábado dia 02, objetivando realizar a prova da segunda fase do Desafio ¨Viagem do Conhecimento¨ da revista National Geographic Brasil, a maior olimpíada de Geografia do Brasil. Saímos do Icó as 06;15h, a viagem foi muito tranquilha e tivemos bastante tempo ao chegarmos para procurar a escola onde aconteceria a realização do desafio e para lancharmos. No entanto ao chegarmos no Cento de Educação Básica Coronel José Epifânio das Chagas, o mesmo estava realizando outros eventos e fomos encaminhados para outra escola, vale ressaltar que o ano letivo (rede pública), ainda não teve inicio na cidade de Morada Nova, portanto a escola estava muito suja e imprópria para a realização desse desafio, outra coisa que nos chamou bastante atenção foi o fato dos alunos da região de Morada Nova comparecer em número muito reduzido, dos 41 inscritos compareceram aproximadamente 26 alunos, sendo desses, 15 da EEEP Deputado José Walfrido Monteiro, 4 do CERE Padre José Alves de Macedo e 2 do Vivina Monteiro, ambas da cidade de Icó. Enquanto os alunos realizavam a prova os professores Luziano, José Maria e Pablo aproveitaram para responder a mesma.
No retorno para casa passamos pela primeira cidade projetada do Estado do Ceará, Nova Jaguaribara e pelo Açude Castanhão, ficamos maravilhados com a imensidade e potencial hídrico desse mega reservatório de água. 

-Prof. Luziano Batista


Uma passagem pelo Castanhão.


Alunos que fizeram a prova dia 02/02/2013


Zé Maria e Luziano



 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes